"Orar & Rezar" - Dando Barro ao Oleiro


"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falar serão ouvidos. (Mateus 6:7)



A palavra ORAR vem do latim orare e REZAR do latim recitare. No latim, são palavras com sentidos muito próximos: o primeiro significa pronunciar uma formula ritual, uma oração, uma defesa em juízo; o segundo, ler em voz alta e clara.

Alguns dias atrás, conversando com uma colega de trabalho, entramos no assunto da oração. Ela me perguntou qual era a diferença entre REZAR e ORAR. Com o pouco que aprendi no decorrer da minha vida, respondi de uma maneira muita clara qual era o meu ponto de vista. A reação não foi uma das melhores, ela me chamou de preconceituoso. Pois bem, foi isso que eu lhe respondi:

- Rezar é repetir uma oração ou frase já pronunciada.

Na realidade, não deveria existir diferença no significado do que, com o passar do tempo, se tornou como uma certa “identificação” entre Católicos e Cristãos.

Alguns pronunciam suas petições, agradecimentos e adorações a Deus muitas vezes utilizando-se de textos bíblicos e/ou inscritos inspirados, repetidas vezes, como forma de devoção pelo que lhes espera conquistar ou pelo que jaz conquistado. Assim, a palavra REZAR se encaixa e se resume como uma maneira de orar a Deus.

Outros se expressam orando de uma maneira diferente: investem mais no lado pessoal e vêm a oração como uma conversa entre amigos, a ponto de abrir o coração dizendo tudo o que está ali dentro. Para isso, utilizam-se de suas próprias palavras, sejam elas para adoração, petição ou súplica.


Ponto Chave:

Quando lemos o texto bíblico de Mateus 6:7, nos deparamos com as vãs repetições. Será que encontramos isso no Rezar ou no Orar?

Não é errado falar repetidas vezes o mesmo texto bíblico ou palavra inspiradora se o seu coração anseia por aquilo que você está falando. Peça a Deus de todo o teu coração e, se possível, faça igual a Jacó, que lutou contra Deus e disse: "eu não te deixarei se não me abençoares, Senhor".

Podemos concluir que não são os verbos REZAR e ORAR que farão diferença, mas sim as palavras que você profere: ao entrar em contato com Deus você está se utilizando de grandes frases sem significado ou de frases feitas para cada ocasião do dia?

Irmãos, sendo Cristãos ou Católicos, não usemos de Rezas ou Orações mecânicas, pois o Senhor não somente escuta nossas palavras mas também escuta o nosso coração.



Wellington Rodrigues

Artigo escrito e enviado por Wellington Rodrigues. Envie o seu também para pgvasonovo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes do Blog